quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pré-Modernismo

O Pré-Modernismo (ou ainda estética impressionista) foi um período literário brasileiro, que marca a transição entre o parnasianismo e simbolismo e o movimento mordenista seguinte. Em Portugal, o pré-modernismo configura o movimento denominado saudisismo .

O termo pré-modernismo parece haver sido criado por Tristão de Athayde, para designar os "escritores contemporâneos do neo-parnasianismo, entre 1910 e 1920", no dizer de Joaquim Francisco Coelho.

O Pré-Modernismo é a época do nacionalismo temático:crítico e contestador.Os tipos humanos marginalizados ganharam espaços nas obras literárias.Alguns autores optaram pela poetizaçao da linguagem científica, outros preferiram o uso de regionalismos.

Principais Autores e sua Obras Pré-Modernistas

•Euclides da Cunha-Sertões,onde aborda de forma jornalística a Guerra de Canudos; a obra, dividida em três partes (A Terra, O Homem e A Luta), procura retratar um dos maiores conflitos do Brasil.

•Graça Aranha-Canaã,retrata a imigração alemã para o Brasil.

•Lima Barreto-Triste Fim de Policarpo Quaresma,que faz uma crítica da sociedade urbana da época e ao nacionalismo exagerado.O livro é dividido em três partes:Cultura,Agricultura e Política.

•Monteiro Lobato-Considerado um contista regionalista , escritor combativo de literatura militante, apresentou a realidade social e mental do chamado Jeca Tatu.Foi o mais importante escritor da literatura infantil brasilera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário