quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tipos de parágrafos dos textos
DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO

Muitas são as formas de organizar um parágrafo. Todos dependem do tipo de ideia-núcleo e da relação que esta mantém com as ideias secundarias são aqueles organizados com base em:

A) DECLARAÇÃO PESSOAL: essa é a maneira mais comum de iniciar um parágrafo; as ideias secundárias desenvolvem a ideia-núcleo contida na primeira frase.

B) DEFINIÇÃO: o objetivo do parágrafo é definir o que o tema propõe. As ideias secundárias explicam a definição expressa pela ideia núcleo.

C) ALUSÃO HISTÓRICA: A ilusão histórica pode ocupar todo o parágrafo ou parte dele. Quase sempre serve como comparação com o presente ou para explicar fatos do presente.

D) INTERROGAÇÃO: A interrogação serve mais como recurso retórico uma vez que a questão levantada deve ser respondida pelo próprio autor, no mesmo parágrafo, ou nos seguintes.

E) OPOSIÇÃO DE COMPARAÇÃO: Esse tipo de parágrafo organiza-se em torno de um confronto de ideias ou de uma comparação entre duas realidades diferentes, no tempo e no espaço.

F) CITAÇÃO: Apresenta uma citação de algum escritor conhecido ou de uma obra literária. Esta citação deve ser reproduzida entre aspas.

G) DIVISÃO: A ideia-núcleo é subdividida e desenvolvida por ideias secundárias.

H) EXEMPLIFICAÇÃO: Cita exemplos para chegar a ideia principal do parágrafo.

I) DETALHAMENTO: Desenvolve a ideia-núcleo, ou seja, mostra aspectos do tema proposto.

J) ILUSTRAÇÃO: Mostra uma inversão da ordem convencional. Normalmente, é iniciado com uma pequena narrativa, que serve como ilustração do assunto a ser discutido neste parágrafo, a ideia-núcleo está contida na frase interrogativa que se segue a narrativa.


MAYARA CABIZUCA – nº: 18

Grupo: Gabriela, Mayara, Natália, Renan, Vinícius e Julio César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário